quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Crescimento do Impasse Nuclear

A década de 1953-1963 foi a mais crítica da história moderna. A capacidade humana de passar por ela com sucesso deve-se a sua sorte e um pouco de bom senso. O fato de ter evitado uma guerra nuclear e ter conseguido uma extraordinária explosão de prosperidade econômica nas nações industriais avançadas durante essa década foram compensadas por um crescimento contínuo na grave desorganização social e um crescimento ainda mais acentuado nas confusões ideológicas. No entanto, o homem sobreviveu e 1963 foi o marco do início de uma nova era baseada, em grande parte, na flexibilização da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética e também nas oportunidades de fazer algo sobre os problemas de atraso social e intelectual causados pela combinação de políticas de abertura e prosperidade econômica.

A década como um todo pode ser dividida em duas partes, separadas por 1956. Os três primeiros anos foram marcados pela contínua "Corrida pela Bomba H", e abrange o período das explosões termonucleares no início de 1953 até a construção de uma bomba de hidrogênio por fusão que podia ser jogada a partir de um avião em 1956. Os próximos sete anos, foram marcados pela corrida aos mísseis e atingiu seu ponto culminante e desenlace final no ano da crise dos mísseis de Cuba em outubro-novembro de 1962 até a morte do Presidente Kennedy, em Novembro de 1963.

Diretamente relacionada a esta divisão, baseada no desenvolvimento de armas, estava outra divisão da década em duas partes devido a uma mudança estratégica na política norte-americana. Aqui o ponto de divisão foi por volta de 1960 e é marcado pela mudança da estratégia de "retaliação maciça", associada à John Foster Dulles, para a estratégia de "dissuasão gradativa", associada à nova administração democrata do presidente Kennedy. A mudança em 1960, no entanto, foi apenas incidentalmente associada à eleições presidenciais desse ano e na subsequente mudança na administração na Casa Branca. A mudança real em 1960 foi provocada, como veremos, pela plena realização, nesse momento, da notória capacidade de ataque intercontinental termonuclear pelas duas grandes superpotências. Dessa forma o "equilíbrio do terror", alcançado em 1960 levou diretamente à crise dos mísseis de 1962 e ao impasse termonuclear de 1963. Estas conquistas levaram a grandes mudanças nas estruturas políticas e ideológicas de todas as áreas do mundo, mudanças que ainda estão em andamento.


Texto adaptado do livro Tragedy and Hope - A History of the World in Our Time de Carroll Quigley
Tradução: Joarley Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário